A Câmara Municipal da Praia da Vitória tomou conhecimento, através da comunicação social, da entrega, por parte da Secretaria Regional da Saúde, de uma nova viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) para operar na ilha Terceira.

O executivo municipal entende que deve ser sediada uma viatura de emergência médica no Concelho da Praia da Vitória, reforçando a capacidade de socorro à população praiense.

Atualmente, está sediada no concelho de Angra do Heroísmo uma viatura SIV em funcionamento, pelo que a Câmara Municipal da Praia da Vitória, entende que a nova SIV, entregue ontem pela Secretaria Regional da Saúde, deve ficar sediada na Praia da Vitória. A existência de meios que promovam, nomeadamente, a melhoria da capacidade resposta em situações de emergência pré-hospitalar, deve ser encarada como uma missão primordial pelas entidades públicas.

A existência de uma viatura SIV na Praia da Vitória proporcionaria uma rápida e eficaz resposta às populações, traduzindo-se numa redução em cerca de 12 a 15 minutos no tempo de resposta em situações de emergência.

Nesse âmbito, a Câmara Municipal da Praia da Vitória exorta a Secretaria Regional da Saúde e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores a localizarem a viatura agora entregue no Concelho da Praia da Vitória, contribuindo de forma concreta para a qualificação e reforço da proximidade dos serviços de apoio à população.

O executivo da Câmara Municipal da Praia da Vitória tem mantido uma estreita cooperação com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (cuja excelência no apoio às populações é uma evidência incontestável e reconhecida no contexto local, regional, nacional e internacional) na criação de condições para a melhoria do apoio aos cidadãos praienses.

Caso a Secretaria Regional da Saúde e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores não venham a sediar a nova viatura na Praia da Vitória durante o ano de 2020, a Câmara Municipal da Praia da Vitória, a bem dos praienses assumirá a aquisição de uma viatura SIV, durante o ano de 2021.

O Presidente da Câmara Municipal, Tibério Dinis, já informou a Secretária Regional da Saúde e o Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória de tal pretensão da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Pin It

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Ilha Terceira

Economia

Startups

Outras Notícias

Mundo

Cultura

Saúde

Sociedade

Motores

Motores

Tecnologia