O Dia Mundial das Aves Migratórias será celebrado na Praia da Vitória no próximo dia 9 de maio

com a visita de 80 alunos de uma escola secundária do Cadaval à Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória (IVHCPV). Os visitantes terão oportunidade de praticar a observação de aves e visitar o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) onde estará patente, para além da exposição permanente, uma exposição de trabalhos da artista e ornitóloga Sofia Goulart intitulada “Ink Birds”.

A exposição inclui uma série de pinturas sobre as aves migratórias mais frequentemente observadas na IVHCPV feitas com recurso à técnica do pontilhado e estará patente ao público naquele local durante todo o verão. A atividade foi oficialmente aceite pela comissão internacional da comemoração do World Migratory Bird Day e está publicitada no seu site oficial http://www.worldmigratorybirdday.org/events/2019/ink-birds.

Segundo a Vereadora responsável pelo projeto LIFE, Raquel Borges, este dia “assume uma especial importância para a Câmara Municipal da Praia da Vitória, pela vasta fauna e flora verificada nos nossos pauis, que foram alvo de um processo de recuperação, assegurando a sua sustentabilidade ambiental”, afirmando também o potencial turístico que assumem, os quais considera “locais de excelência para a prática de birdwatching e de investigação científica, exatamente pela elevada biodiversidade que contêm”.

A autarca praiense revela também a sua vontade de “continuar a promovê-los junto da população, potenciando o seu papel social e económico, de modo a sejam cada vez mais encarados como símbolo de qualidade ambiental”.

O Município da Praia da Vitória, entre 35 municípios nacionais finalistas a concurso, recebeu o galardão de “Município do Ano”, pelo projeto UM-Cidades da Universidade do Minho, devido ao Projeto de Restauro Ecológico e Conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória, que visa recuperação do Paul da Praia da Vitória, Paul do Belo Jardim e Paul da Pedreira.

Relembre-se que o Centro de Interpretação Ambiental está aberto ao público entre as 9H00 e as 16H00 nos dias úteis, com um período diário de observação de aves entre as 13H00 e as 15H00. Mediante marcação prévia, através do 295 540 200, é possível realizarem-se visitas guiadas ao Centro, com ou sem sessão de observação de aves, noutros horários para grupos com cinco ou mais elementos.

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Saúde

Sociedade

Tecnologia