O Ramo Grande Azores CUP, torneio de futebol de formação organizado pelo Juventude Desportiva Lajense, “coloca a Praia da Vitória no topo do desporto de formação a nível regional e nacional, um mérito que se deve a todos quantos há 12 anos organizam o maior torneio de futebol de formação dos Açores”.

A afirmação é de Tiago Ormonde, Vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória com o pelouro do Desporto, e foi proferida, esta segunda-feira à noite, na Vila das Lajes, na sessão pública de apresentação do XII Ramo Grande Azores Cup que se realizará no fim de semana da Páscoa, no campo municipal Manuel Linhares de Lima, naquela vila praiense.

“É uma honra muito grande para a Câmara Municipal da Praia da Vitória associar-se a este grande evento. Associamo-nos através de apoio logístico e financeiro e vamos continuar a apoiar este evento, cujo grande mérito da sua realização é do Juventude Desportiva Lajense”, afirmou Tiago Ormonde.

O Vereador realçou “a vertente desportiva muito forte” ao nível da formação de atletas de tenra idade, frisando a importância de, neste grande torneio, “se transmitir às nossas crianças os valores do respeito e do fair-play”, para além da “grande envolvência a nível social”.
Tiago Ormonde não tem dúvidas: “Este é um grande evento que coloca a Praia da Vitória no topo do desporto a nível regional e nacional. Este mérito é todo do Juventude Desportiva Lajense e da equipa liderada pelo Hélio Ormonde”.

Para além dos valores do desporto, o autarca praiense sublinhou ainda “a importância económica e social” do XII Ramo Grande Azores CUP, nomeadamente sob o ponto de vista turístico: “Este torneio tem também uma grande vertente económica e social, porque trás muitas pessoas de fora da ilha e até da Região até à Praia da Vitória”. Assim, concluiu, “queria aqui, em nome da Câmara Municipal e de todos os praienses, fazer um agradecimento público, por todo o vosso trabalho, que tem vindo, consecutivamente, a evoluir trazendo grandes emblemas do futebol nacional e até internacional à Vila das Lajes. Estão, de facto, todos de parabéns pelo vosso trabalho. Que o fim de semana da Páscoa seja um fim de semana cheio de alegria e de boas convivências”.

Torneio de recordes

O Torneio do Ramo Grande bate recordes em 2019: em números contam-se 26 equipas, 55 jogos, 436 jogadores (divididos pelos escalões de sub-11 e sub-13), 102 elementos ligados aos staff’s técnicos e dirigentes dos clubes, 103 colaboradores da organização, num total, à partida, de 605 pessoas envolvidas.

O XII Ramo Grande Azores CUP, que acontecerá de 18 a 21 de abril, conta este ano também com um número recorde de equipas de fora da ilha (um total de 11) e terá cobertura televisa pela Sporting TV, com transmissões de alguns jogos em diferido e várias reportagens que serão realizadas.

No escalão de sub-11, o Torneio terá participação das equipas “A” e “B” do Juventude Desportiva Lajense, trás até à Vila das Lajes emblemas maiores do futebol nacional como o Sporting Clube de Portugal, Sporting Clube de Braga, Dragon Force Braga/ADC Aveleda, Clube Oriental de Lisboa, ADRC Os Xavelhas; da ilha Terceira participam todos os clubes com equipas neste escalão, nomeadamente o Lusitânia, Angrense, Praiense, Vilanovense, Boavista da Ribeirinha e Barreiro, vindo de São Miguel a equipa do Águia dos Arrifes.

Já no escalão de sub-13 vão participar, para além da equipa organizadora, os italianos do Montecchio Maggiore, os norte-americanos do Connecticut, de São Miguel viajam o Santa Clara e o Vasco da Gama, da ilha do Pico chega o Madalena, e da ilha Terceira participarão Lusitânia, Angrense, Praiense, Vilanovense, Fontinhas e Boavista da Ribeirinha.

Resta dizer que o Embaixador do Torneio é o jovem jogador Gustavo Martins (atualmente ao serviço do Estoril-Praia, mas que foi campeão regional de juvenis pelo Lajense e daí deu o salto para voos mais altos), enquanto o Padrinho do Ramo Grande Azores Cup, este ano, será um dos cinco violinos sportinguistas, o atual comentador desportivo Manuel Fernandes.

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Saúde

Sociedade

Tecnologia