Tibério Dinis assegura “apoio e colaboração estreitas”  com Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, assegurou, este domingo, que vai “manter e reforçar” o apoio e a colaboração com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, desde logo “estando na linha da frente da organização do Campeonato Nacional de Trauma”, que se realizará em maio próximo, na Praia da Vitória.

Discursando na sessão solene comemorativa do Dia Municipal do Bombeiro, Tibério Dinis, perante uma sala cheia, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, assumiu-se de “alma cheia”, não só pelas homenagens aos que, ao longo de anos, prestaram meritórios serviços de socorro à população, mas pelo número “de crianças e jovens que estão a despertar para o voluntariado e para a ajuda ao próximo”.

“Hoje é um dia importante, um dia em que se exprime aquilo que é o verdadeiro sentimento de ser autarca, um sentimento de proximidade com as pessoas, de estar entre pessoas que dão de si em prol dos nossos concidadãos. É um dia cheio de riqueza, porque homenageamos aqueles que durante anos de trabalho e dedicação, muitas vezes com sacrifício pessoal, familiar e até profissional, estiverem disponíveis para socorrerem em situações de emergência, mas também porque vemos o despertar de tantas crianças e jovens para o voluntariado e para a ajuda ao próximo”, afirmou.

“A Câmara Municipal da Praia da Vitória tem vindo a trabalhar em proximidade com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória. O ano passado, a Direção dos Bombeiros desafiou o Município a aumentar o esforço de proximidade e a necessidade de alargamos as parcerias e a cooperação. Pois bem, um ano depois podemos dizer que aumentámos em cerca de 20% os apoios diretos à atividade dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória e, mais do que isso, assumimos, de espírito aberto, aqueles que são os desafios que a Associação nos lançou”, prosseguiu Tibério Dinis.

Entre estes desafios, surge “o grande desafio” da organização do Campeonato Nacional de Trauma, no próximo mês de maio, na Praia da Vitória: “foi-nos lançado o desafio de continuar a apostar na formação na área do trauma, competição onde já foram campeões e vice-campeões mundiais. No entanto, para além de terem esse mérito, querem continuar a passar este conhecimento a mais bombeiros do quartel e a Câmara Municipal diz presente, apoiando uma formação em trauma. No próximo mês de maio temos o grande desafio de organizar o Campeonato Nacional de Trauma. A Câmara Municipal da Praia da Vitória quer estar na linha da frente da preparação desta competição para que a nossa Cidade e os seus Bombeiros possam estar devidamente preparados para receber, eventualmente, um dia mais tarde, uma competição internacional, como o Campeonato Mundial de Trauma”, assegurou.
Neste sentido, aliás, Tibério Dinis aproveitou para fazer um apelo: “apelo à participação de toda a população da Praia da Vitória e de toda a ilha Terceira para que se envolvam nesta organização e ajudem esta Associação, que ajudem todos os bombeiros, para que se possa fazer uma grande festa do espírito de ajudar o próximo, a grande festa do voluntariado”.

Agradecimentos e homenagens

No fim, uma palavra de agradecimento, “em nome de todos os praienses”, aos homenageados do dia, “pelos vossos préstimos ao longo dos anos, a todos os que precisaram de vós”, bem

como uma palavra para que aqueles que são referência possam “passar este espírito aos mais novos”.

Na sessão onde estiveram presentes o Secretário Regional da Saúde, membro do Governo Regional com competência em matéria de proteção civil, assim como muitas outras entidades convidadas e dezenas de cidadãos, assistiu-se à passagem do 2.º Comandante a Oficial Bombeiro Superior (João Costa) e tomaram posse os novos 2.º Comandante (Hugo Santos) e Adjunto do Comando (Fernando Leite) da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória. 

Depois as homenagens: foram atribuídas a Medalha de Bons Serviços Municipais em Bronze (10 anos de serviço) a Sérgio Raposo Castro, Andreia Gomes Gil, Lisa Moules Bettencourt e Tânia Cortez; a Medalha de Bons Serviços Municipais em Prata (20 anos de serviço) a Carlos Teixeira Pacheco e José Oliveira Melo; por fim, a Medalha de Bons Serviços Municipais em Prata Vermeille (30 anos de serviço) a João Adelino de Lima da Costa.

O Dia Municipal do Bombeiro foi instituído na Praia da Vitória a 22 de dezembro de 2015, em reunião de câmara, que determinou, por unanimidade, assinalar anualmente a efeméride, como reconhecimento a todos os homens e mulheres que muito têm contribuído para o bem-estar e segurança dos praienses. 

Pin It

Angra - 40 anos de cidade Património da Unesco

Diário

Angra do Heroísmo

Notícias Regionais

Outras Notícias

Saúde

Tecnologia

Desporto

SOTERMAQUINAS