Bridging the Atlantic é um projeto que desenvolveu um estudo que visa dar indicações para uma melhor adaptabilidade dos reformados á sua nova condição de vida

Os resultados do estudo desenvolvido pelas Escolas de Enfermagem dos Açores e de Dartmouth (Massachussetts) sobre os impactos da reforma na qualidade de vida dos aposentados da Base das Lajes permitem “à Câmara Municipal da Praia da Vitória ter uma perceção mais exata de alguns comportamentos e adotar medidas do reforço da qualidade de vida”, afirmou o Vice-presidente da Autarquia, Carlos Armando Costa.

No seminário que juntou os grupos de estudo dos Açores e dos Estados Unidos, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, foram apresentados os resultados do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “Bridging the Atlantic”, estudo denominado “Perceção, transição e adaptação e qualidade de vida dos aposentados do downsizing da Base das Lajes: Um diagnóstico de situação”, que consistiu num inquérito sociodemográfico.

“O reforço da qualidade de vida dos munícipes constitui um dos objetivos centrais da nossa ação enquanto Executivo. Por este motivo, acreditamos que este estudo é uma mais-valia na análise do estilo de vida das pessoas que atingem a idade da reforma porque examina os comportamentos dos reformados na sua nova vida. A questão de ter incidido sobre os ex-trabalhadores da Base das Lajes, aconteceu por se tratar de um grupo de pessoas com idades compreendidas entre os 30 e 60 anos que se reformaram, permitindo estudar um leque de idades mais amplo e não unicamente pessoas que atingem a reforma aos 65 anos”.

A Autarquia da Praia da Vitória tem sido parceira deste projeto desde o princípio, pois, disse o Vice-presidente do Município, “é importantíssima esta troca de experiências entre alunos e docentes dos Açores e dos Estados Unidos da América, particularmente na área da enfermagem e da medicina, áreas em constante estudo e investigação”.
Este estudo juntou a Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores e a Faculdade de Enfermagem de Dartmouth da Universidade de Massachussetts, que avaliaram os impactos da reforma na qualidade de vida dos aposentados da Base das Lajes, na sequência da redução do efetivo militar norte-americano iniciado em 2012.
“Os resultados deste estudo são importantes para a Câmara Municipal da Praia da Vitória, uma vez que, com estes dados, poderemos ter uma perceção mais exata de alguns comportamentos e de algumas situações de saúde que venham a suceder por antecipação de reformas”, afirmou o autarca.

Segundo Carlos Armando Costa, “as preocupações do Município com a qualidade de vida e saúde dos praienses são uma constante, pelo que só podíamos ser parceiros deste trabalho na persecução de medidas importantes para garantir o reforço da qualidade de vida de toda a comunidade. Perante os resultados, o Município avaliará a implementação de estratégias de saúde pública para o futuro, que promovam qualidade e hábitos de vida saudáveis”.

O “Bridging the Atlantic” foi um estudo patrocinado pela DeMello Charitable Foundation e pelo Governo Regional, que consistiu num inquérito socioeconómico realizado a 46 reformados da Base das Lajes.

O estudo – em curso há 5 anos nas ilhas Terceira e São Miguel – contribui para o desenvolvimento de competências em investigação e de enfermagem comunitária dos estudantes de enfermagem da Escola Superior de Saúde e do College of Nursing University of Massachusetts Dartmouth.

Entre os principais objetivos do projeto destacam-se o estabelecimento de relações profissionais colaborativas sustentáveis entre estudantes de enfermagem, docentes, universidades e respetivas comunidades, bem como preparação de estudantes de enfermagem culturalmente competentes, conscientes do impacto da enfermagem global e da cooperação internacional na obtenção de resultados positivos em saúde e, ainda, o desenvolvimento de um plano de investigação para a realização de estudos baseados em prioridades mútuas de cuidados de saúde, no sentido da melhoria dos resultados de saúde nos dois países.

Pin It

Angra do Heroísmo

Ilha Terceira

Notícias Regionais

Economia

Startups

Outras Notícias

Saúde

Sociedade

Tecnologia